Esquemas de marketing multinível e pirâmide

Multi-level market (MLM) ou marketing de rede é uma instituição americana. Empresas como Amway, Tupperware, Herbalife, Avon, Mary Kay, The Pampered Chef e Cadastro Hinode apoiam enormes redes de distribuidores e recrutas que vendem todo tipo de produto, de suplementos alimentares a utensílios de cozinha a produtos de beleza. Os vendedores são chamados de empresários independentes (IBO) e geralmente trabalham em suas casas.

Na superfície, é difícil dizer a diferença entre um MLM legítimo e um esquema de pirâmide. Isso porque ambos são construídos no modelo de negócios de “níveis múltiplos” de distribuidores e recrutas. Alguns críticos dos MLMs afirmam que todos eles, mesmo os supostamente “legítimos”, são esquemas de pirâmide disfarçados.

Em uma decisão histórica de 1979, a Federal Trade Commission descobriu que a Amway não era um esquema de pirâmide. Essa decisão preparou o caminho para que centenas de MLMs sigam o modelo de negócios da Amway. O site da Amway destaca as diferenças entre sua “oportunidade de negócio” e um esquema de pirâmide:

  • A Amway não paga distribuidores simplesmente por recrutar novos vendedores.
  • A única maneira de ganhar dinheiro através da Amway é vender produtos diretamente para os consumidores ou gerenciar uma equipe de vendedores. Os gerentes recebem uma porcentagem das vendas de cada um de seus recrutas.
  • A Amway não exige que seus vendedores comprem kits iniciais ou imponham um valor mínimo de pedido mensal para permanecerem como membros. A Amway enfatiza que a principal diferença entre um modelo de negócio legítimo de MLM e um esquema de pirâmide é que um MLM legítimo é focado na venda de produtos, não no recrutamento de mais vendedores. Em um MLM legítimo, deve ser possível ganhar dinheiro simplesmente vendendo produtos diretamente aos clientes. Com esse critério principal em mente, veja algumas outras maneiras de identificar esquemas de pirâmide baseados em produtos:
  • Esquemas de pirâmide oferecem dinheiro para simplesmente recrutar pessoas. Esse dinheiro pode vir como uma comissão pela venda de um kit inicial ou como um “bônus” de recrutamento.
  • Evite qualquer MLM que coloque muito mais ênfase no recrutamento de vendedores do que na venda do produto real.
  • Esquemas de pirâmide cobram altos custos iniciais pela adesão, incluindo treinamento obrigatório, um kit inicial e uma taxa de adesão não reembolsável.
  • Cuidado com qualquer MLM que permite cinco ou mais níveis de distribuidores para coletar comissões em uma única venda.
  • Certifique-se de que os produtos vendidos tenham valor real e preço competitivo. Eles são marcas respeitáveis? Os fabricantes estiveram envolvidos em ações judiciaisrecentes?
  • Evite MLMs que vendem apenas listas de vendas leva a outros vendedores de MLM. Esta é provavelmente a informação desatualizada que fez as rodadas de MLM várias vezes antes.
  • Evite inscrever-se em um MLM como parte de um evento motivacional de alta pressão. Considere as informações cuidadosamente e leve para casa para pensar sobre isso.
  • Desconfie de qualquer um que tente vendê-lo em um MLM exibindo sua riqueza pessoal. Perceba que muitas das pessoas que afirmam ter feito milhões através de MLM realmente fizeram seu dinheiro vendendo livros e vídeos sobre como fazer milhões através de MLMs.
  • Bottom line: Se parece bom demais para ser verdade, então provavelmente é.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *